quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jogo de pião (batas)


                                                   Batas, Brinquedo ou Esporte ?


Bola de madeira  diâmetro = 4 cm
Para quem gosta ou ja curtiu o jogo de pião, estamos mostrando mais esta possibilidade de jogo que o pião nos oferece.  É um jogo bastante interessante e muito pouca gente a praticou e em pouco tempo corre o risco de estar extinto para sempre, sabendo que os ultimos remanescentes ja estão com idade entre 57 e 70 anos.  Estamos postando esta materia, justamente por não ter encontrado muita coisa sobre o assunto pela internet, assim descreverei de maneira simples o que tenho de lembrança dos tempos de infânçia, na tentativa de assim preservar este jogo, que uma ou algumas pessoas se não especiais, muito habilidosas e de uma perseverança fora do comum a idealizaram, portanto quem se lembrar e tiver mais  informações, tambem pode ser util.
Com o decorrer das descrições abaixo, poderemos observar as diversas possibilidades que podemos usufruir.

Pião de madeira - comum
Puxar na mão ( base do jogo )










                                              Caracteristicas do jogo:  

Não sabemos ao certo de sua origem, mas o jogo de Batas era praticado nos anos 60, pelas crianças e adolescentes da cidade de Bauru, parecido com o futebol, só precisa de duas traves de mais ou menos 40 cm de largura, podendo ser feita colocando dois pedaços de tijolos, 1 bola de madeira de aproximadamente 3,5 a 4,0 cm e piões de madeira com suas respectivas fieiras ( barbante apropriado para rodar o pião).   O campo utilizado, normalmente em terra, tinha o tamanho marcado aleatoriamente, que me lembro de 10 a 12 metros de comprimento por 4 ou 5 m de largura no proprio quintal da casa ou mesmo na rua, pois nas vilas estas raramente eram asfaltadas, e havia pouquissimo tráfego de veiculos e quando tinha era uma carroça ou outra.  Para dar jogo era necessario quatro jogadores, sendo dois para cada time.   O objetivo do jogo de batas é marcar gols como no futebol. É um jogo muito dinamico, os jogadores jogam tanto no ataque quanto na defesa já que não tem goleiro fixo.    Como é muito corrido é conveniente saber puxar o pião direto na mão para não perder tempo e só vale bater na bola com o pião rodando.     Os que não sabiam puxar o pião na mão não tinham muita chance de vencer a partida.                                    

Cuidados:
  • Para Crianças pequenas, tenha sempre acompanhamento dos país ou responsaveis, e aos mais crescidos façam sempre as atividades de modo seguro, isto é válido para qualquer tipo de brincadeira ou jogo que se faça. Não temos conhecimento de acidentes com pião, mas sempre é bom prevenir.
Algumas dicas sobre o jogo e material:

  • Ao comprar o pião, certifique se a ponta está com a ponta bem arredondada, de modo que não machuque a mão, se for muito pontudo passe uma lima e depois uma lixa fina.
  • Acredito que pião rodando no cimento ou asfalto não combina muito bem, pois vai deixar áspera  aquela ponta que voçê lixou, bom mesmo é rodar na terra batida.  Pode-se testar alguns materiais que temos hoje em dia, por ex. forração de piso tipo carpete, talvez pode ser até os descartados com pouco uso.
                                       Assista algumas batidas na bola:
                                              1º post. Pião e Batas
                                              2º post. Pião e batas.


Aprendendo a jogar:
1- Enrole o pião com a fieira de modo que fique firme.
2- Aprenda rodar o pião no chão, até adquirir confiança.
3- Aprenda a caçar o pião ( pegar do chão para a mão).
4- Treine para manter e controlar o pião na mão, fazendo movimentos variados, lembre-se que estes
movimentos é que vão possibilitar o posicionamento correto para a batida na bola.

5- Após isto já pode arriscar algumas batidas na bola, ( batida direta é feita com o lado do pião na parte superior, neste caso é feita uma unica batida.        Por outro lado a batida em dois toques ou mais são feitas com a parte inferior do pião e de frente para a bola, possibilita varios toques sem que o pião pare de rodar, é bom para ajeitar a bola para uma posição melhor antes de bater para o gol, tambem é bom para defender a bola do adversario ).

6- Por fim tente puxar o pião na mão( dica: Para facilitar não enrole muito a fieira, como se faz para rodar no chão).
7- Agora é treinar, treinar, treinar..... e fazer belos gols.

Regras:
1- Joga-se dois contra dois, a possibilidade de mais jogadores deve ser analisado.
2- Tempo do jogo, pode ser combinado entre as partes. ( na época era por quantidade de gols, trocava-se o lado do campo na metade da partida ).
3- Não pode tocar com a mão ao bater na bola, somente o pião pode tocar.
4- Se a bola bater na perna ou qualquer parte do corpo, é marcado falta a ser batido pelo adversario.
5- Quando a bola sair das linhas do campo bate-se lateral, com bola no chão.
6- Para atingir o gol, pode ser uma batida direta ou fazer dois toques ou mais conforme a conveniencia.
7- Em perigo de gol ou para defesa é permitido rodar o pião diretamente no chão para interceptar a bola, desde que a area esteje livre, de modo que a segurança dos jogadores seje preservada.
8- Na saida da bola, pode se fazer de conta que vai puxar o pião, se o adversario não prestar atenção, vai rodar o seu pião para fazer a defesa e com isso vai se atrasar para enrolar novamente o pião para poder se defender.
                                                                             
Detalhes interessantes:
Apesar do pião ser praticamente do mesmo tamanho da bola a velocidade que esta pode alcançar é impressionante, mas isto pode ter uma explicação no estudo da fisica, que não tinhamos noção na época de adolescente.
Antes de bater, temos que posicionar o pião rodando numa posiçãode modo que toque a bola com a lateral superior, onde tem o seu maior peso, mas acredito que o impacto maior se dá mesmo devido a rotação do pião e não ao seu peso, que ao bater na bola transfere toda aquela energia da rotação para a bola, fazendo as vezes a bola subir e fazer sua trajetoria pelo ar, dificultando a sua defesa pelo adversario.   Mas estas explicações técnicas vamos deixar para os especialistas em biomecanica e fisicos.
Nota: Havia pessoas que estavam tão qualificadas que conseguiam rebater estas bolas, mesmo no ar, evitando assim um gol.

Considerações finais:
Ainda não tenho uma opinião certa, se este jogo é um brinquedo ou pode ser considerado um tipo de esporte.    Achamos que isto não tem muita importancia, somente que esta brincadeira dá um suador danado, por isso acredito que tambem pode ser praticado como um esporte como outro qualquer,  pois é muito movimentado, a bola quase não fica parado e os jogadores tambem, servindo tambem ao proposito de manter a forma fisica, veja bem é preciso consultar os especialistas em esportes.      Portanto, a possibilidade de aproveita-la para uma aplicação em maior escala, vai depender de um estudo mais completo.  Acreditamos que nossas crianças carecem de atividades monitoradas, que as auxiliem na sua formação, sinto que este tipo de atividade pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora de uma criança ou jovem , desenvolver os reflexos, agilidade, percepção espacial, alem de a criança ou jovem aprender a respeitar regras, respeitar ao adversario, a cooperar com os parceiros, alem tambem de aprender ganhar a disputa de um jogo e tambem saber perder.
Ademais, até a pessoa conseguir rodar o pião com confiança, aprender puxar na mão, doma-lo em sua mão e bater na bola com eficiencia, ja será um belo exercicio de perseverança, muito importante para fazer frente aos desafios que a vida normalmente nos impõe.  
                                                                       
                                             
------------x------------